Tendências auto para 2020

A nós não nos interessam as tendências da moda, da decoração, da TV ou das redes sociais. Agora as tendências do setor automóvel são uma outra conversa…



Conectividade

Não é propriamente uma novidade, mas ainda há muito caminho a percorrer e as marcas estão empenhadas em fazê-lo, principalmente com a chegada do 5G. A Renault, por exemplo, quer democratizar um sistema que permite controlar equipamentos domésticos a partir do automóvel (ativar o aquecimento, ligar alarmes, o que seja) e, inversamente, enviar instruções ao automóvel a desde casa (guardar um itinerário, um local, entre outros).

Comprar online peças e componentes automóvel

Outro setor onde as empresas se multiplicam como cogumelos na floresta é o da venda online de peças e componentes automóvel. De pequenas a grandes peças, de válvulas a kits de sensores de estacionamento, de pneus e jantes a motores e peças de carroçaria, tudo está disponível para compra e a oferta é muito variada. E é assim que o DIY (Do It Yourself) ou Faça Você Mesmo/a conquista também os automobilistas, que muitas vezes escolhem fazer eles próprios pequenas reparações ou intervenções com a ajuda de tutoriais na net.

Comprar carro sem sair de casa

Não falamos de marketplaces como Standvirtual ou OLX que, por norma, apenas exibem os anúncios. Falamos de fazer todo o processo de compra - pesquisa, decisão, pagamento - sem sair de casa. Plataformas como a Adesa e várias marcas de automóveis já lhe permitem adquirir um carro sem ter que se deslocar a um stand.

Carro usado

O carro desvaloriza logo no primeiro minuto em que sai do stand. Porquê comprar um utilitário básico novo se pode, pelo mesmo preço, ficar com um full extras com menos de 50.000 km? Se há um anos existia uma desconfiança generalizada em relação a carros usados, hoje a perceção é bem diferente. O receio de comprar gato por lebre por não conhecer o anterior dono, não saber que cuidados teve, ou pior, porque o stand ocultou que se tratava de um carro acidentado, é um receio que vai perdendo força à medida que cresce a oferta de carros usados. Os stands, e mesmo particulares, são cada vez mais rigorosos nas suas avaliações para poderem competir com a concorrência.

Carro sai mais caro

O Orçamento de estado para 2020 prevê que a atualização do Imposto Sobre Veículos (ISV) e do Imposto Único de Circulação (IUC) face à inflação, ou seja, um aumento de 0,3%. Os carros que mais poluem vão produzir nas carteiras dos seus donos um arrombo ligeiramente maior, uma vez que, para eles, há um agravamento no IUC. Para ver em detalhe, consulte esta notícia

Mobilidade elétrica

Ainda não é possível concluir se é o que pesa mais é o aumento dos impostos sobre os combustíveis fósseis ou a preocupação ambiental, mas a verdade é que a venda de híbridos e elétricos vai aumentando gradualmente. No caso dos elétricos, em 2019, em Portugal, as vendas duplicaram. Esta revolução não deverá abrandar em 2020.

Continuar a navegar no nosso website implica a aceitação da nossa Política de Cookies - Saiba mais aqui