Isolamento Social: Cuidados a ter com o automóvel

Nos dias que correm, o planeta Terra é diariamente abordado pelo crescimento do número de vítimas da pandemia COVID-19. Devido à facilidade de propagação do vírus e problemas de saúde associados, é aconselhado o isolamento social. Portugal não fugiu à regra e como medida de prevenção decretou estado de emergência. Tudo isto provocou uma mudança drástica na rotina da população portuguesa que atualmente pratica trabalho remoto ou vê a sua atividade profissional suspensa em regime de layoff por tempo indeterminado.

Cuidados automóvel no isolamento social


Com o isolamento social da população, os automóveis também se encontram parados e fora da circulação habitual. Quando se encontram parados por um longo período de tempo, é necessário ter em atenção alguns cuidados que assegurem a manutenção do veículo no período de quarentena. Aqui fica a sugestão de alguns procedimentos e informações relevantes sobre o tema.

Antes do isolamento social

Bateria


A bateria do automóvel é a peça mais influenciada pela falta de circulação do automóvel. Pode descarregar com a falta de utilização. É aconselhável desligar por completo a bateria do veículo durante o tempo em que o mesmo se encontra parado, no entanto, convém ter em atenção que nos modelos mais recentes, desligar a bateria implica algumas questões relacionadas com o sistema elétrico, deve-se respeitar o manual de instruções do veículo.
O procedimento a seguir é simples: desconectar em primeiro lugar o polo negativo da bateria e só depois desconectar o polo positivo. Quando necessitar de utilizar o veículo novamente, deve conectar o polo positivo primeiro e só depois conectar o polo negativo.

Depósito


O deposito deve ser atestado antes de ficar parado por um longo período de tempo. Pelo menos meio depósito deve estar cheio para evitar a formação de ferrugem e humidade no interior do tanque.

Pneus


Com o carro parado por um longo período de tempo é normal que os pneus percam pressão, o que pode levar eventualmente à deformação do material. Para prevenir estas questões, é importante que o utilizador do veículo encha os pneus com um pouco mais que a pressão recomendada pelo fabricante. Desta forma, pode precaver perdas de pressão que possam ocorrer.

Estacionamento


O estacionamento ideal é uma garagem fechada, onde o automóvel não fica exposto a condições climatéricas adversas, no entanto, nem todos possuem um lugar de garagem abrigado. Não sendo possível estacionar o automóvel dentro deste tipo de circunstâncias, tente parar o automóvel num lugar bem iluminado, num piso plano e afastado de árvores, evitando a queda de folhas, galhos, pólen e dejetos de aves.
Para além disto, a utilização das palas para-sol cumprem também a função de proteger o habitáculo dos raios ultravioleta.

Travão de Estacionamento


Se for possível, deixe o carro destravado, isto ajuda a prevenir alguns problemas mecânicos. O sistema, quando ativo, usa um cabo flexível que fica esticado e faz pressão sobre o eixo traseiro do veículo, o que provoca um maior desgaste. Em alguns casos, com o automóvel parado por muito tempo, o condutor pode não conseguir destravar o travão de estacionamento.
O longo período de imobilização pode levar a que os calços empenem ou acumulem ferrugem e acabem colados aos discos.
Para evitar que o carro se mova, engrene a marcha atrás e coloque calços atrás das rodas.

Desinfeção e Limpeza


Aproveite a ocasião para desinfetar o automóvel, nomeadamente toda a área do cockpit, com recurso a um pano húmido embebido numa solução líquida de água e detergente apropriado. Também deve limpar tapetes, bancos e mala, uma vez que são grandes acumuladores de resíduos.
Não deixe restos, embalagens de produtos alimentares ou doces no habitáculo do automóvel, pois isso atrai bactérias e por vezes até baratas.

Depois do isolamento social


Ar Condicionado


Quando ligar o motor do veículo, deve ter especial atenção ao ar condicionado e ligá-lo também. Inicialmente, no modo ar frio, para garantir a lubrificação do compressor, embraiagem do compressor e mangueiras. Em seguida, é necessário ativar o modo ar quente, para evitar a condensação nas tubulações.
Este procedimento previne o mau odor no habitáculo do automóvel e evita a criação de fungos, que normalmente têm origem nas tubulações e filtros húmidos, e podem desencadear alergias e até doenças respiratórias graves.

Escovas Limpa-Parabrisas


Com o veículo parado e exposto a condições climáticas adversas, mas também com o início do verão e o fim do inverno. Quando retomar a marcha é importante limpar as borrachas das escovas limpa-vidros e, caso apresentem algum desgaste, deve trocá-las. 

Líquidos Lubrificantes/Consumíveis


Quando o isolamento social terminar, com recurso ao manual de instruções do fabricante, verifique os níveis de óleo, líquido de refrigeração e líquido do limpa parabrisas. No caso do óleo, deve medir o nível com o motor frio, num piso plano sem inclinações.

Retomar a Marcha


Na retoma da marcha é importante que, no arranque, mantenha o pedal da embraiagem pressionado e que tenha uma condução com um ritmo moderado nos primeiros quilómetros.
Alguns equipamentos também costumam funcionar mal após um longo período sem utilização. Enquanto aguarda o aquecimento do motor, o utilizador do veículo deve executar dois ciclos de atividade nos dispositivos elétricos, como, por exemplo, subir e descer vidros, travar e destravar portas, lavar o parabrisas para acionar os ejetores de água e as escovas.

Continuar a navegar no nosso website implica a aceitação da nossa Política de Cookies - Saiba mais aqui