Os 5 problemas de mecânica simples que mais acidentes provocam

Se é uma daquelas pessoas que acha que mais vale prevenir que remediar, este artigo é para si.


Há uma razão para ter sido determinada a inspeção periódica obrigatória para veículos: segurança. O objetivo da inspeção é garantir que é realizada uma manutenção adequada ao bom funcionamento da viatura.

Mas esta inspeção é feita, no máximo, uma vez por ano. Então e nos outros 364 dias?
Cabe-lhe a si ir fazendo com regularidade uma verificação geral. Esta atitude faz a diferença não só na durabilidade do carro, mas também na probabilidade de ocorrência de um acidente.

Manutenção da viatura

Fazer uma correta manutenção da viatura dá-lhe anos de vida. À viatura e a si! Com certeza, já experienciou ignorar um problemita no carro ou na mota, e a determinada altura serem múltiplos problemitas, como uma cancro que se espalha. Começou com barulhinho, um comportamento estranho da direção, uma demora no arranque, nada de especial. E um dia, acaba por ficar na mão. Tem que chamar a assistência em viagem e o reboque. Se for só isso, até não estamos mal. Porém, a situação pode ser mais grave. Um acidente pode acontecer. Embora a maior parte tenha causa "humana", as falhas mecânicas não são de ignorar. Listamos aqui as cinco mais comuns em acidentes.


Pneus

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Quantas vezes já falámos aqui da importância dos pneus, o único ponto de contacto do veículo com o solo? Falta de controlo da pressão dos pneus, pouca pressão ou pressão em demasia, pneus carecas, fendas no piso, causam acidentes com muita frequência. Para saber se os sulcos do automóvel estão a respeitar os mínimos legais, pode, por exemplo, fazer o teste da moeda. Coloque uma moeda de um euro no sulco do pneu. Se a parte dourada da moeda não desaparecer completamente no sulco, está na hora de trocar o pneu.
A cada 10 mil km é aconselhável que o proprietário verifique alinhamento e calibração. É uma ação relativamente simples e que pode prolongar muito a vida útil de um pneu.

Travões

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Quando há problemas nos travões, eles fazem-se notar. Uma sensação de que a viatura não está a travar como habitual, um travão demasiado "mole" ou demasiado "pesado", ou aquele chiar metálico, devem ser tratados o mais rapidamente possível, sob pena de precisar travar de emergência e não o conseguir fazer no tempo necessário. 

Direção

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Prefere gastar agora uma notinha a alinhar a direção ou, num dia qualquer, quando menos esperar, gastar uns milhares para reparar a viatura? Se volante vibra, se sente uma inclinação da direção para um dos lados, se já reparou que os pneus de um dos lados se desgastam muito mais rapidamente, trate de ver o que se passa. Vai gastar agora para poupar muito depois.

Limpa pára-brisas

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Devem ser substituídos, pelo menos, uma vez por ano. De outro modo, as escovas vão ficando demasiado gastas e ressequidas, incapazes de uma limpeza eficaz. Má visibilidade num dia, ou pior, numa noite de chuva, tem tudo para correr mal.

Luzes à frente e na retaguarda

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Você não é um morcego, pois não? Precisa de luz para ver os obstáculos. Conduzir à noite em estradas pouco iluminadas não é confortável, pior ainda quando o seu veículo também não consegue iluminar o caminho. É perigoso para si e para os outros. Você precisa de ser visto/a. Numa situação de emergência, se as suas luzes de travagem não funcionarem, o condutor atrás de si poderá não se aperceber atempadamente da sua intenção de parar. Aí, garantimos, a culpa não será de quem bateu por trás.


Qualquer um destes problemas pode ser resolvido connosco, na Rocha Pneus.
Não hesite em visitar-nos e acautele-se!

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