9 tipos de desgaste do pneu e como evitar

Comprou pneus novos, mas aguentaram-se bem menos do que estava à espera. Seriam de má qualidade?
Se comprou os seus pneu numa loja de confiança, dificilmente o problema será da qualidade dos pneus, cada vez mais evoluídos tecnologicamente e sujeitos a inúmeros testes de qualidade. Há muitas outras causas prováveis. Pelo tipo de desgaste, encontramos pistas. Ora veja aqui 9 tipos de desgaste do pneu, causas prováveis e como resolver ou, melhor que isso, evitar.

1. DESGASTE NORMAL RÁPIDO


Imagem: Michelin
Diz-se que há desgaste normal rápido quando o pneu rende poucos quilómetros, ou seja, quando o rendimento quilométrico é baixo.
Possíveis causas:
  • Estado das estradas onde circula
  • Condições climatéricas e temperatura
  • Pneus não adequados ao veículo
  • Potência do veículo
  • Velocidade e estilo de condução
Como evitar ou resolver:
  • Usar sempre pneus adequados às condições de utilização e de condução
  • Adaptar a condução às condições da estrada

2. DESGASTE ANORMAL RÁPIDO


Imagem: Michelin
Diz-se que há desgaste anormal rápido quando um dos lados da banda de rolamento tem um desgaste mais pronunciado que o outro, com presença de arestas ou rebarbas na escultura.
Possíveis causas:
  • Paralelismo incorreto entre eixos ou entre pneus
Como evitar ou resolver:
  • Corrigir e controlar o paralelismo
  • Verificar direção e suspensão

3. DESGASTE CRESCENTE DE UM BORDO A OUTRO


Imagem: Michelin
Quando há um desgaste crescente de um bordo a outro, sem presença de arestas ou rebarbas na escultura.
Possíveis causas:
  • Câmber excessivo (positivo ou negativo)
  • Eixo fletiu devido a sobrecarga
Como evitar ou resolver:
  • Corrigir as anomalias mecânicas detetadas
  • Evitar sobrecargas

4. DESGASTE NO CENTRO


Imagem: Michelin
Desgaste maior no centro da banda de rolamento.

Possíveis causas:
  • Pressão excessiva
  • Pressão não adaptada às condições de utilização
Como evitar ou resolver:
  • Vigiar com frequência a pressão dos pneus, sempre com os mesmos frios
  • Usar a pressão indicada pelo fabricante e adaptada às condições de utilização

5. DESGASTE NOS OMBROS


Imagem: Michelin
Desgaste mais pronunciado nos ombros da banda de rolamento.
Possíveis causas:
  • Pressão insuficiente
  • Sobrecarga
Como evitar ou resolver:
  • Vigiar com frequência a pressão dos pneus, sempre com os mesmos frios
  • Respeitar a carga máxima por pneu
  • Eliminar possíveis fugas de ar

6. DESGASTE LOCALIZADO


Imagem: Michelin
Desgaste mais pronunciado numa ou em várias zonas. Pode apresentar mesmo um aspeto liso
Possíveis causas:
  • Bloqueio dos pneus
  • Ponto duro nos travões
  • Forte travagem de emergência
  • Avaria no sistema de travagem
  • Derrapagem transversal
Como evitar ou resolver:
  • Evitar o bloqueio dos pneus
  • Verificar e reparar o mecanismo de travagem
  • Verificar o funcionamento do ABS

7. DESGASTE IRREGULAR


Imagem: Michelin
Desgastes didíceis de definir, sem um padrão exato.
Possíveis causas:
  • Folgas na suspensão ou na direção
  • Desequilíbrio nos conjuntos rolantes
  • Montagens incorreta do pneu ou do par
  • Anomalia no sistema de travagem
  • Pressão insuficiente
Como evitar ou resolver:
  • Verificar suspensão, direção e travões
  • Verificar montagem, equilíbrio e pressão dos pneus
  • Mudar os pneus poderá ser necessário

8. DESGASTE POR CONDUÇÃO DESPORTIVA


Imagem: Michelin
Degradação da borracha por efeito do calor. Ombros do pneu mais arredondados, com desgaste que se prolonga até aos flancos, e rebarbas.
Possíveis causas:
  • Condução desportiva/agressiva
  • Condução intensiva e rápida em zona de montanha
Como evitar ou resolver:
  • Usar pneus adequados ao tipo de condução
  • Evitar uma condução desportiva, principalmente em terreno acidentado

9. DESGASTE POR ARRANCAMENTO DA BORRACHA


Imagem: Michelin
Arrancamentos em "escama".
Possíveis causas:
  • Circulação em zonas de obras ou outros caminhos acidentados
  • Patinagem em zonas de cascalho e pedras
  • Manobras com veículo parado
Como evitar ou resolver:
  • Usar pneus adequados ao tipo de utilização

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