Pneus de verão e pneus de inverno

Começaram as chuvas, sinónimo de maior perigo na estrada. O pneu é o ponto de contacto da viatura com o solo, mas quando chove, cria-se uma camada de água na superfície do asfalto. Os sulcos dos pneus existem precisamente para desviar essa água, aumentar o contacto com o solo, e evitar a aquaplanagem. A capacidade dos pneus para repelir a água e aderir ao solo influencia directamente a capacidade de controlo de direção e a distância de travagem.

Desempenho do pneu quando em condições de chuva


Com certeza, já terá visto estas etiquetas. São obrigatórias na União Europeia. Informam sobre o desempenho do pneu, de acordo com três parâmetros. Um deles é precisamente a capacidade de aderência do pneu ao piso molhado - aquele com a nuvem. A escala vai de A a G, sendo G o mais eficiente a repelir a água e G o menos eficiente.



Os pneus são pensados para diferentes climas e não só por causa da pluviosidade. Também a temperatura exerce a sua influência. Com temperaturas mais altas, a borracha fica mais maleável, enquanto com temperaturas mais baixas ela tende a enrijecer. O ideal seria então ter uma borracha mais dura para temperaturas elevadas e uma mais mole para temperaturas muito baixas, de maneira a que não se deteriorasse demasiado rápido no primeiro caso, nem perdesse o poder de tração no segundo.
Será que devíamos usar pneus diferentes conforme a estação do ano? Vamos primeiro conhecer as diferentes tipologias de pneus.

Pneus de neve


Sulcos mais profundos e uma borracha mais macia, que se mantém flexível a muito baixas temperaturas. Há bastante confusão em relação às inscrições neste tipo de pneu. Um pneu de neve tem que ter o símbolo de 3PMSF (3 peak montain snow flake), constituído por três picos de montanha e um floco de neve. Pneus com a indicação M+S (Mud & Snow) não são pneus de neve, têm simplesmente uma capacidade mínima de locomoção em situações de lama ou neve, úteis em climas em que as condições climatéricas se podem agravar sem aviso. M+S são portanto pneus de inverno.

Os pneus de neve podem até, na maior parte das circunstâncias, substituir o uso de corrente, tal é a eficácia em circunstâncias extremas de frio e neve. Contudo, não devem ser utilizados todo o ano. Eles são fabricado para aumentar o poder de tração em condições de temperatura reduzida. Em tempo quente e piso seco, os pneus de inverno escorregarão mais e deteriorar-se-ão mais rapidamente.

Pneus de inverno


Sulcos profundos, embora não tão profundos como os dos pneus de neve, numa borracha que se mantém flexível a baixas temperaturas.
Em Portugal, na maior parte das regiões, não se justifica utilizar pneus de inverno, recomendados para temperaturas abaixo dos 7º. 

Tal como acontece com os pneus de neve, a rodagem de um pneu de inverno num asfalto seco acentua muito o desgaste.

Pneus de verão


São fabricados numa borracha mais dura para resistir a altas temperaturas, com menos sulcos e mais largos, de maneira a terem uma maior área de contacto com o solo. Não confundir com os pneus de corrida (slicks). Os pneus de verão têm alguma capacidade para lidar com condições de chuva, desde que mínimas.

Pneus All Season


Os pneus para todas as estações estão, como o próprio nome indica, aptos a circular todo o lado e, por isso, dispensam a troca sazonal.  Mais macios que os de verão, mas não tão duros como os de inverno. Destinam-se a climas amenos e têm sulcos acentuados o suficiente para lidar com precipitação média. São os mais usados no Sul da Europa.

Se viaja com frequência para Europa central ou do norte, ou se vive nas cercanias de uma serra de elevada altitude, poderá ser útil e até mais económico (por haver menos risco de acidente) trocar de tipologia de pneus sazonalmente. Todavia, para a generalidade dos territórios portugueses, os pneus all season serão a solução ideal.



Lembre-se: a escolha certa de pneus é boa para si e para o ambiente: vai dar-lhe pneus mais duradouros, mais quilómetros em cada depósito, menos emissões de CO2, e mais segurança na condução. Se tem dúvidas, converse com um profissional.

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