COVID-19: Como higienizar o seu automóvel

Atualmente vivemos uma pandemia com grande risco de propagação, a COVID-19 tem um poder de contágio muito grande, é um vírus que se transmite muito facilmente pelo contacto com superfícies infetadas. Por esta razão o utilizador do veículo deve manter o veículo limpo e desinfetado para evitar a sua contaminação.
Apesar do estado de emergência, a população utiliza o automóvel para realizar atividades necessárias, como por exemplo as compras de alimentos e produtos de limpeza. Nesta circunstância em que o utilizador fica exposto ao risco de contágio, deve proceder à limpeza e desinfeção do habitáculo do automóvel e ter alguns cuidados extra. Saiba como desinfetar o seu automóvel.

Viaje sozinho


Se for possível opte por viajar sozinho, quanto maior for o número de ocupantes do veículo, maior será o risco de contágio. Evite circular com mais de dois ocupantes no veículo, assim pode reduz a exposição e o contacto com o vírus. Contudo no caso de necessidade de transportar mais ocupantes, deve recorrer à limpeza e desinfeção de forma rigorosa.

Limpeza geral


Com recurso à limpeza geral, grande parte da sujidade que se encontra no habitáculo será eliminada, permitindo que a desinfeção atue de forma mais eficaz. Pode recorrer a água morna como sabão, ou a produtos de limpeza específicos para este fim, isto vai ajudar a eliminar o vírus das superfícies de contacto do automóvel. Se tiver oportunidade, compre um produto de limpeza específico para a limpeza do ar condicionado, uma limpeza aos circuitos de tubagens, ajuda fazer uma higienização mais profunda para eliminar o vírus.

Desinfeção das superfícies de maior contacto


Após fazer uma boa limpeza geral, deve proceder à desinfeção das superfícies de maior contacto, sendo elas: puxadores das portas, vidros, puxador do porta-bagagens, bocal de enchimento do depósito, espelho retrovisor, mudanças, botões do rádio e do ar condicionado, travão de mão, volante, cintos de segurança, bancos e apoios de braços. Para o processo de desinfeção pode recorrer a álcool isopropílico, desinfeta de forma eficaz e não danifica o material dos componentes acima mencionadas. Não esfregue demasiado, tenha cuidado nas quantidades de desinfetante utilizadas e evite tecidos agressivos que possam riscar os materiais.

Produtos de limpeza específicos


Não há necessidade de investir em produtos específicos para cada superfície, no entanto se quiser ser mais cauteloso e tem 100% a certeza de que protege de danos os componentes do seu automóvel, pode utilizar produtos para tecido, metal, plástico, pele e madeira. Você deve seguir o modo de aplicação para evitar a utilização incorreta do produto.

Produtos à base de peróxidos


Realmente produtos como a lixívia eliminam o vírus na totalidade, contudo deterioram os plásticos e superfícies envernizadas, pode ficar com algumas superfícies manchadas e descoloradas. Por esta razão deve evitar a utilização de produtos de limpeza que contenham amónio na sua composição química.

Excesso de água


Evite o excesso de água no habitáculo do seu automóvel, especialmente nas zonas onde há botões e material eletrónico, use apenas o pano húmido, deve também escorrer o excesso de água ou de produtos de limpeza.

Procedimentos após higienização


Lavar as mãos: Após o processo de limpeza e desinfeção estar finalizado, não se esqueça de lavar bem as mãos de acordo com o método divulgado, sem esquecer pontas dos dedos, polegares e espaços entre os dedos, no mínimo durante 20 segundos.
Se tiver possibilidade, deixe as portas ou os vidros do carro abertos alguns minutos após a limpeza e desinfeção, para que as superfícies possam secar e a humidade possa sair do habitáculo.

Continuar a navegar no nosso website implica a aceitação da nossa Política de Cookies - Saiba mais aqui