A importância dos lubrificantes automóveis

O óleo lubrificante desempenha uma função única e indispensável que garante o funcionamento correto do seu automóvel. O motor é um equipamento composto essencialmente por elementos metálicos que estão em constante fricção. O óleo é o fluido lubrificante que garante o funcionamento ideal do motor do veículo, permite reduzir a fricção e o desgaste das peças, mas também ajuda no arrefecimento do equipamento para que o mesmo trabalhe e mantenha a temperatura perfeita para o seu funcionamento.
Outra importante função do óleo é a drenagem de impurezas e resíduos metálicos criados pela fricção das peças em movimento, contudo este líquido lubrificante também vai perdendo a sua viscosidade e é necessário proceder à substituição do produto de acordo com o aconselhado pelo fabricante do automóvel, aproximadamente a cada 15.000km, dependendo do modelo.

Consumo de óleo lubrificante

O consumo de óleo varia consoante quatro variáveis, sendo elas: o modelo do automóvel, a utilização do motor, a temperatura e a qualidade do fluido.
O consumo médio de óleo, dentro dos parâmetros normais, varia entre 0,5 e 1 litro por casa 1000 km percorridos.

Cor e sedimento

A cor dos lubrificantes não é um fator indicador da qualidade e das caraterísticas do produto, pode variar entre amarelo e verde acastanhado.
Uma das principais características deste fluido é a sua limpidez e não deve formar nenhum sedimento quando deixado a repousar durante algum tempo.

Índice de viscosidade

O índice de viscosidade é um parâmetro físico-químico que calcula a variação da viscosidade com a temperatura do motor, resumidamente, quanto mais elevado for o valor no índice de viscosidade, menos a viscosidade do óleo varia com a temperatura, ou seja, mais estável será a sua viscosidade. A estabilidade é importante quer para o arranque do veículo e para o funcionamento do motor a elevadas temperaturas.

Classificação SAE

Os lubrificantes multigraduados possuem aditivos benéficos para o índice de viscosidade permitindo estabilizar ou reduzir as variações da viscosidade com a temperatura. São classificados por um valor numérico associado ao W na sua referência que está relacionado com particularidades do óleo quando submetido para avaliação a baixas temperaturas. Este número é conjugado com outro número 10, 20, 30, 40, 50 relacionado com a avaliação da viscosidade do óleo a 100ºC.
Para selecionar a graduação de viscosidade adequada ao motor, deve seguir as recomendações indicadas pelo fabricante do seu automóvel.

Nível do óleo

Para a medição do nível do óleo, o motor deve estar frio, para que seja apresentada a medida real do volume do óleo.
O nível adequado encontra-se entre dois traços da vareta, se o óleo ficar abaixo do valor mínimo da vareta, o motor pode estar a ser prejudicado pela falta de lubrificação. Contudo se o valor apresentado estiver acima do máximo também pode ser prejudicial para o seu automóvel, com o aumento da pressão do cárter, ocorrendo vazamentos e ruturas no equipamento e a danificação do catalisador.

Filtro de óleo

O filtro de óleo retém partículas com impurezas do fluido e uma pequena quantidade de metais. Não proceder à substituição deste componente poderá comprometer a lubrificação e no pior cenário danificar a bomba de óleo, por excesso de rezidos acumulados.
Existem três tipos de filtros de óleo: de rede, de discos ou de cartucho. Deve escolher o filtro de acordo com o indicado pelo fabricante do seu automóvel.

Lubrificantes sintéticos e semissintéticos

O que difere essencialmente estes dois tipos de lubrificantes é a composição do fluido.
O óleo lubrificante sintético, mais puro, é aquele que possui melhor desempenho em termos de prestações, oferecendo uma maior resistência à oxidação. Já o óleo lubrificante semissintético é uma mistura do sintético com óleo mineral.

Aditivos

A utilização de aditivos melhora as propriedades e as capacidades em termos de performance, oferecendo maior proteção do lubrificante e a redução da fricção e do atrito dos componentes do motor.

Validade do óleo lubrificante

A validade do óleo lubrificante depende das condições em que o produto se encontra armazenado, os locais secos são privilegiados e deve-se evitar a exposição ao calor extremo e à luz do sol. Apesar de tudo a validade do óleo difere também consoante o tipo de utilização do automóvel.

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