Deterioração do talão do pneu

O que é exatamente o talão do pneu?


O talão é a parte interior do pneu que se ajusta à jante. É composto por um cabo trançado de arames de aço, revestido por borracha. Esta tecnologia faz com que o aro do talão não se deforme, e o ajuste seja o mais perfeito possível. Desta maneira, pneu e jante funcionam como uma peça única.


Porque é tão importante
Tendo em conta a sua função, é fácil perceber a sua importância. Se o talão estiver danificado, ar, água e poeiras vão infiltrar-se na ligação entre o pneu e a jante, o que evidentemente poderá levar à descolagem.

 
Exemplo de rutura da borracha do talão
Crédito da imagem: Michelin  

O que pode dar origem à deterioração do talão do pneu


São várias as causas possíveis:
  • Posição incorreta da jante
  • Jante em mau estado
  • Jante não tem as dimensões adequadas (largura, diâmetro, altura da aba, etc.)
  • A montagem (ou a desmontagem) não foi realizada corretamente, por exemplo, sem lubrificação suficiente
  • Tensão excessiva na união entre o pneu e a jante pode provocar desgaste na zona de apoio. Esta tensão pode ter origem numa montagem incorreta, em carga excessiva ou em pressão insuficiente do pneu


Como evitar a deterioração do talão do pneu


Em primeiro lugar, deverá certificar-se que o pneu que vai montar tem correspondência com a jante. Escolha sempre um pneu adequado à utilização que vai fazer e à carga que precisa transportar. A jante, naturalmente, terá que estar em bom estado para um bom encaixe do pneu. Os trabalhos de desmontagem e montagem deverão ser realizados com bons materiais, equipamentos verificados e profissionalismo, A jante terá que ser limpa e os talões devidamente lubrificados. A verificação periódica da pressão dos pneus é também fundamental e pode evitar uma tensão excessiva na borracha do talão.

Um conselho adicional: nunca pense em reparar danos no talão. Uma vez danificado, a hermeticidade (a qualidade de estar perfeitamente selado) fica comprometida para sempre. O melhor é ser cauteloso/a e procurar sempre um serviço profissional.

Continuar a navegar no nosso website implica a aceitação da nossa Política de Cookies - Saiba mais aqui