6 curiosidades sobre pneus

1. É possível medir o nível de desgaste com uma moeda

Se costuma ler o nosso blog, já conhece o indicador de desgaste designado TWI e como o interpretar. Mas também pode utilizar uma moeda de um euro. Basta colocá-la num sulco. Se as estrelas ficarem visíveis, troque de pneus.

2. Os pneus não são totalmente redondos

Esta tem graça. Então os pneus não são redondos? A olho nu não é possível perceber, mas de facto o pneu não é 100% redondo. Em resultado das várias fases de produção, é fisicamente impossível que ele fique completamente redondo.

3. Pneus para tratores muitas vezes levam água no interior

Sim, água dentro do pneu. Como as máquinas agrícolas circulam bastante sobre terra fofa precisam de maior peso para ter a aderência necessária. A água é o material mais barato para lastrar o pneu.

4. Pneus de avião podem ser recauchutados mais de 10 vezes

Não nos lembramos muito deles, mas os pneus são muito importante na segurança dos aviões. Estão sujeitos a altas temperaturas pela rodagem na descolagem e a baixíssimas quando em voo, e são eles que absorvem grande parte do impacto na aterragem. Bem vistas as coisas, têm pouco de parecido com pneus automóvel. O material é diferente (obrigatoriamente borracha natural), com várias camadas de lona e reforço para garantir a resistência. São de alta tecnologia e caríssimos. São por isso pensados para poderem ser recauchutados mais de dez vezes, o que têm um custo de apenas 35% de um pneu novo. Já é alguma poupança, já para não falar do impacto ambiental.

5. O maior pneu do mundo tem um diâmetro de 4m

Equipa um veículo de carregamento utilizado em centros de extração de areias que é considerado, espantem-se, o maior da sua classe. O pneu, desenvolvido pela Firestone, tem um diâmetro de 4 m, um largura de quase 1,80 m e pesa cerca de 6 toneladas.

6. A cor da borracha não é o preto

Se os pneus da sua viatura mantivessem a cor natural seriam num branco ligeiramente amarelado (cor da borracha sintética) e não negros. A cor preta deve-se a uma substância chamada “negro de carbono” ou “negro de fumo”, que melhora a resistência à tração. Sem ela, os pneus deteriorar-se-iam muito mais rapidamente.

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