5 factos sobre pneus de mota que você talvez desconheça

Há quem afirme solenemente que os pneus de mota duram a vida inteira. Há quem repare que na verdade eles se desgastam, e os vire para circularem no sentido contrário e ficarem com o mesmo desgastede um lado e do outro. Há ainda quem se recuse a trocar apenas um pneu e troque sempre a pares. E existem aqueles que, no meio de tanta contra-informação, não conseguem perceber o que é excesso de precaução e o que é excesso de confiança. Por esse motivo, trazemos aqui alguns factos mais desconhecidos.

1. Os pneus da mota têm um indicador de desgaste

Pois é, o estilo de marcações de um pneu de mota é como nos pneus de automóvel. Existem, entre outras, inscrições sobre as dimensões, o fabrico, índices de velocidade e de carga, e TWI. Na banda de rolamento do pneu, há um indicador do desgaste, uma espécie de ponte entre os sulcos. É o TWI (Treat Wear Indicator) .Se o TWI está a uma altura muito próxima da do piso, então está na hora de trocar o pneu. Para o encontrar, procure no as letras “TWI” ou um triângulo.

2. Pneus novos não oferecem a maior segurança nos primeiros quilómetros

Colocou pneus novos e quer testá-los a velocidades mais altas? Talvez não seja boa ideia. Quando novos, os pneus têm ainda uma camada de cera de desmoldagem, um lubrificante que é necessário para tirar o pneu do molde, mas que o deixa mais escorregadio. Por essa razão, é muito importante que os primeiros 50km de um pneu sejam feitos com moderação e cuidados redobrados. Depois destes primeiros quilómetros, o pneu já terá perdido a cera e terá a aderência normal.

3. Os pneus da mota também se trocam a pares

Os pneus trocam-se sempre a pares. Provavelmente conhece esta regra para automóveis, mas saiba que também se aplica a motas. Embora o pneu traseiro de uma mota acabe sempre por se desgastar mais rapidamente que o dianteiro, o aconselhável é mudar os dois. Imagine que hoje troca só o pneu traseiro. Daqui a uns meses, o pneu dianteiro já vai estar também muito desgastado, enquanto o traseiro nem a meio da vida útil está. O que acontece? A mota está bem apoiada na roda motriz, mas a dianteira já não tem a mesma capacidade de aderência ao solo, sobretudo se falarmos de piso molhado. A resposta dinâmica do conjunto não vai ser de grande estabilidade. Outra dica: use sempre a mesma marca e modelo atrás e à frente, vai ver a diferença no conforto de condução. É que os sulcos dos pneus dianteiro e traseiro quando da mesma marca e modelo complementam-se.

4. É normal os pneus se desgastarem mais de um lado que do outro

Os pneus, principalmente o dianteiro, gastam mais de um lado que do outro, e não necessariamente porque a direção está desalinhada. É normal que o pneu se gaste mais de um lado do que de outro por causa, por exemplo, da ligeira inclinação das estradas para escoar a água da chuva.

5. Virar o pneu nem sempre é solução

Se o desgaste desigual de um lado e de outro já é notório, não tome por certo que virar o pneu é boa ideia. Caso o pneu tenha uma seta na lateral a indicar o sentido de rotação, respeite-o. A maior parte dos pneus já não tem um sentido de rotação pré-definido, mas verifique sempre. Se colocado numa posição contrária à recomendada, o pneu vai gerar mais ruído e, pior que isso, pode consumir-se mais rapidamente, tornando-se mais escorregadio.

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