Vai de férias? Prepare o seu carro para a viagem

O mês mais aguardado do ano está aí! Chegou agosto e as tão desejadas férias. Se vai passar uns dias noutras paragens e vai deslocar-se de carro, então precisa de o preparar. Não fique a meio do caminho com um furo no pneu ou com um carro que pura e simplesmente não pega. Você pode não conseguir prever tudo, mas há situações que pode precaver. Deixamos aqui as dicas do Rocha para preparação de viagens para que não seja apanhado/a desprevenido/a.

Fazer um check-up geral

É o mais prudente. Analise o estado do motor, radiador, travões, filtros, bateria e de todas as componentes elétricas. Leve o carro a uma oficina para fazer uma avaliação geral duas a quatro semanas antes da viagem, de maneira a ter tempo para corrigir algum problema que possa eventualmente ser encontrado. Cautela e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém.

Revisão

Se faltar pouco tempo para a próxima revisão, antecipe. 

Peças de desgaste

Veja quantos quilómetros faltam para trocar peças de desgaste, como filtros e correia da distribuição. Se já não faltarem muitos, o melhor é substituir de imediato.

Travões

Nota algo estranho? Algum ruído? Algum desequilíbrio na direção? Se o pedal estiver mole e elástico, ou seja, se houver resistência, os travões, à partida, estarão com defeito. 

Níveis de óleo e de líquido de refrigeração

Não falamos só do nível do óleo do motor, mas também do dos travões e do da embraiagem. Por precaução, leve consigo uma embalagem do óleo de motor que o seu carro utiliza. Se houver uma fuga, tem como resolver, ou pelo menos atenuar, a situação no imediato. O mesmo é válido para o líquido de refrigeração, seja água ou outro.

Limpa pára-brisas

Verifique se as escovas estão a funcionar devidamente, não vá chover de repente, e se tem líquido de limpeza, caso o tempo esteja seco, mas se encontre num local com muito pó. 

Ar condicionado

Está a funcionar sem qualquer tipo de problema? Talvez não seja má ideia mudar os filtros se já não se lembra de quando o fez pela última vez. Os filtros sujos, além de serem muito desagradáveis principalmente para quem tem alergias, são impulsionadores de um maior consumo de combustível.

Exterior do automóvel

Todas as luzes estão a funcionar? Médios, mínimos, máximos, luzes na traseira e na dianteira, piscas, stop: teste tudo. 
Caso vá colocar alguma bagagem no cimo ou na parte de trás do veículo, certifique-se que todos os suportes estão em bom estado e bem afixados.


A propósito, estamos com uma campanha especial. Pode marcar o seu check-up via telefone: 258 843 558




Verificar os pneus


Estado dos pneus

A sua segurança começa aqui, afinal, é o único ponto de contacto entre o seu automóvel e o piso. Confirme se os pneumáticos têm mais que 1,6mm de profundidade - esse é o limite legal, pelo que convém que tenham um pouco mais. Observe também com alguma atenção se há uma desgaste muito desigual num mesmo pneu. Se este estiver mais rompido de um lado que do outro, pode significar que precisa de alinhar a direção.

Pressão de ar

Meça e corrija se necessário a pressão de enchimento, mas sempre com os pneus frios. Lembre-se que, com o carro carregado, a pressão deverá ser um pouco superior ao habitual. Confirme nas indicações do fabricante qual a pressão ideal. Poderá encontrá-las no interior da tampa do depósito de combustível, na ombreira da porta do condutor ou no manual de instruções do veículo.

Pneu suplente

O pneu suplente está em bom estado? Tem na bagageira as chaves, o macaco e o adaptador da porca de segurança para trocar o pneu em caso de emergência? 

Confirmar que a viatura e o condutor estão habilitados para a viagem


Documentos

Certifique-se que transporta no carro todos os documentos. Confirme as datas de validade da sua carta de condução, do Documento Único Automóvel (DUA) ou livrete e do seguro. Caso viaje de automóvel para o estrangeiro, veja se o seguro tem cobertura no país para o qual se desloca.

Kit de segurança

Por mais defensiva e correta que seja a sua condução, é impossível excluir a possibilidade de acidente. É por isso que é obrigatório levar consigo no carro uma série de itens, para, em caso de acidente, poder garantir alguma segurança: triângulo de sinalização, colete refletor no mínimo para o condutor, e kit de primeiros socorros. Confirme não só se os tem, mas também se estão em boas condições para utilização.

Se se preparar antecipadamente, terá muito mais descanso. As férias não são para aflições, são para relaxar.
Viaje em segurança e tenha umas ótimas férias!

Fotografia de viagem de férias.

Continuar a navegar no nosso website implica a aceitação da nossa Política de Cookies - Saiba mais aqui