Como é que os pneus podem ajudar a poupar combustível?

Quando o assunto é poupança de combustível, a maior parte das pessoas pensa de imediato em controlar o peso do pé no acelerador. Mas há mais fatores.
A pressão dos pneus também assume um papel importante.

Semana sim, semana não, ouvimos notícias sobre aumentos no preço dos combustíveis. Nas raras vezes em que o preço baixa, a redução não é suficiente para contrabalançar o que subiu. Em suma, os combustíveis serão sempre caros, tendencialmente cada vez mais caros. E não podemos esquecer a questão ambiental: trata-se de usar um recurso não renovável, que acabará por se esgotar, e que, ainda por cima, polui.

Por estas razões, saber como poupar combustível é fundamental. 



















Verificar a pressão de enchimento


Uma ação tão simples como verificar a pressão de enchimento uma a duas vezes por mês pode fazer toda a diferença na sua carteira. Mesmo que encha os pneus com azoto (também designado nitrogénio), a regra mantém-se. Apesar de tudo, é muito comum os condutores descurarem este cuidado.

Manter uma boa pressão dos pneus ajuda e muito na poupança de combustível. Quando a pressão é inferior à recomendada, a resistência ao rolamento é maior, o que significa que o motor vai ter que realizar um esforço superior para mover o veículo, o que é péssimo para as suas finanças e para o ambiente. Quanto menor a pressão, maior o consumo de combustível e a libertação de CO2.


A pressão correta para os seus pneus


As informações sobre a pressão correta para os pneus são definidas pelo fabricante do seu veículo e podem ser encontradas em pelo menos um de três locais:
  • No interior da tampa do depósito de combustível;
  • Na ombreira da porta do condutor;
  • No manual de instruções do veículo.
Não se guie pelo valor no flanco do pneu - é meramente indicativo e não foi pensado para o seu veículo em particular.

A pressão é, por norma, mostrada em intervalos de valores, uma vez que está dependente do peso da carga transportada, da velocidade e do tipo de terreno que vai pisar.

Se fizer a calibragem por conta própria, de preferência, faça-o quando os pneus estão praticamente frios ou quando não tenha feito mais que 3km numa velocidade moderada. Se estiverem quentes, isso irá influenciar a precisão das medições. Recomendamos também que tenha algum cuidado com os manómetros de bombas de combustível e estações de serviço, podem não estar regulados. O mais seguro será sempre verificar com um especialista, como a Rocha Pneus, ou comprar o seu próprio compressor com manómetro.


Outras vantagens dos pneus calibrados


Não é só no combustível que pode poupar com uma calibragem correta dos pneus. O próprio pneu durará mais tempo em boas condições e, mais relevante ainda, a sua segurança não ficará em risco.

Continuar a navegar no nosso website implica a aceitação da nossa Política de Cookies - Saiba mais aqui