Gretas na borracha do pneu: como evitar?

Provavelmente já lhe aconteceu: um ou mais que um pneu com pequenas rachaduras nos flancos. Não é assim tão incomum, mesmo quando o pneu não é propriamente velho. Porque é que isto acontece? 



Em geral, a causa é a exposição prolongada a raios ultravioletas. Tal como a nossa pele, também a borracha é afetada negativamente por uma longa exposição solar, originando problemas irreversíveis.  Quanto mais velho for o pneu, mais facilmente será lesado. Estacionar o carro no exterior, sem sombra, por muitos dias seguidos, vai prejudicar os seus pneus.

Mas há outras razões. Locais e climas com elevadas concentrações de ozono. O ozono provoca a degradação de alguns materiais, como a borracha, que fica mais ressequida e perde flexibilidade. Se notou gretas na superfície dos flancos dos pneus, seguramente também terá notado, por exemplo, nas escovas do limpa pára-brisas. 

Para impedir esta situação, deverá evitar ao máximo sujeitar o seu automóvel a longos períodos sob a luz solar e a ambientes particularmente poluídos por ozono. As oficinas e armazéns de profissionais têm o cuidado de fazer o stock de pneus em adequadas condições de conservação. Na medida do que lhe é possível, tente fazer o mesmo.

Continuar a navegar no nosso website implica a aceitação da nossa Política de Cookies - Saiba mais aqui