Como ler as marcações do pneu

Com certeza, já reparou que os pneus da sua viatura têm imensas marcações no flanco. Têm que ver com as dimensões, características, fabrico...
Apesar da importância dos pneumáticos na segurança auto, ainda há um grande desconhecimento, e às vezes confusão, quanto ao que signicam as inscrições no flanco.
Vamos então decifrá-las uma a uma.

Dimensões

Neste conjunto de caracteres vemos a descrição das dimensões do pneu, mas não só. Temos aqui a largura em mm, relação entre a altura e largura, estrutura, diâmetro interior em polegadas, índice de carga e índice de velocidade. 



215: Corresponde à largura do pneu em mm. Neste exemplo, o pneu tem 215 mm de largura
55: Relação de 55% entre a altura do flanco e a largura do pneu. Quanto menor a altura do flanco, melhor é a aderência nas curvas e mais confortável é a condução.
R: Significa que se trata de uma estrutura Radial, a mais comum. Na construção radial, os cabos dos têxteis da carcaça estão dispostos em direção ao centro do pneu. Isto por oposição aos pneus com estrutura diagonal (representada por um B), nos quais a carcaça é constituída por lonas sobrepostas, o que dá o aspeto diagonal. O pneu radial é uma estrutura mais evoluída e mais vantajosa. Como não há fricção entre lonas sobrepostas, o interior do pneu não aquece tanto, o que aumenta a durabilidade. 
18: O diâmetro interior do pneu é de 18 polegadas. O mesmo será dizer o diâmetro exterior da jante é de 18 polegadas.
99: É o índice de carga. Refere-se à carga máxima que um pneu pode suportar. Neste exemplo, o índice de carga é 99, o que corresponde a uma carga máxima suportada de 775 kg/pneu.
V: É o índice de velocidade e indica a velocidade máxima a que o pneu pode circular com segurança. Neste caso, o índice é V, o que corresponde a 240 km/h. 
>> clique aqui para ver a tabela de correspondências de índices de velocidade e índices de carga

Marcação europeia

Os pneus usados na Europa pode encontrar, no interior de um círculo, a letra E, seguida de um número. É a marcação europeia de homologação. A letra E designa essa certificação, enquanto que o número representa o país que a realizou.

Informações sobre o fabrico

São sinalizadas pela sigla DOT.

  • Os primeiros dois caracteres indicam o fabricante
  • Os segundos dois o código dimensional do próprio fabricante
  • O segundo conjunto de quatro caracteres é um código opcional também do fabricante
  • O último conjunto, de quatro algarismos, representa a semana do ano e o ano de produção

UTQG (Uniform Tire Quality Grading)

A UTQG é um sistema de avaliação do rendimento do pneu, segundo três critérios - resistência à temperatura, aderência e desgaste da banda de rolamento.

Resistência à temperatura

Poderá aparecer como TEMPERATURE A, B ou C. É o indicador de resistência do pneu ao aquecimento, sendo A a melhor e C o mínimo aceitável. Estes valores são apresentados para condições normais de carga e pressão.

Tração

Traccion indica a força de tração do pneu. Este índice pode ser AA, A, B ou C, sendo A o mais elevado e C o mais baixo. Quanto maior for o índice de tracção, mais curta será a distância de travagem.

Treadwear

É o índice que representa a velocidade expectável de desgaste de um pneu. O número varia de 60 a 620, e tendo como referência 100. Quanto maior o treadwear, mais o pneu durará.  Por exemplo, é expectável que um pneu com um treadwear de 60 se desgaste quase 2 vezes mais rápido que um pneu normal.


Pneus de neve

Há bastante confusão em relação às inscrições em pneus de neve. Pneus com a indicação M+S (Mud & Snow) têm uma capacidade mínima de locomoção em situações de lama ou neve, útil em climas em que as condições climatéricas se podem agravar sem aviso, mas não para um inverno rigoroso. Um pneu de neve tem que ter o símbolo de 3PMSF (3 peak montain snow flake), constituído por três picos de montanha e um floco de neve.

Max Load e Max Press

Indicam, respetivamente, a carga máxima, em Kg ou LBS, e a pressão máxima, em PSI ou em kPA, permitidas para o pneu.

Outras inscrições

TL

A maioria dos pneus atuais não usa câmara de ar, razão pela qual trazem a indicação TUBELESS (ou TL), por oposição a TUBETYPE (TT).

RFT

Significa “run flat tyre” e indica um pneu com tecnologia que lhe permite rodar sem ar, sem alterar a forma do pneu. Em algumas marcas, a designação é diferente. Por exemplo, na Continental, a sigla usada é SSR (Self Supporting Runflat) e na Michelin é ZP (Zero Pressure).

TWI

É a sigla para Tread Wear Indication. Indica onde pode encontrar as marcações no piso do pneu que ajudam a avaliar o grau de desgaste do pneu. >> Para saber mais sobre o TWI e como o encontrar, clique aqui.

RF

Usado para cargas excepcionais.

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