Continental apresenta pneu que se enche sozinho

Infelizmente, ainda é apenas um protótipo, mas promete. O Conti C.A.R.E. é um pneu que ajusta a pressão de forma inteligente, o que significa circular sempre com a pressão adequada. Se já achava que os sensores de pressão do seu carro eram uma grande mais-valia por alertarem para a necessidade de encher ou reduzir a pressão dos pneumáticos, imagine agora o que seria não ter que se preocupar em fazer você o trabalho.

A novidade foi apresentada no Salão de Frankfurt, muito conhecido por ali serem lançados os mais novos e espetaculares modelos automóveis, mas onde também se dão a mostrar as revoluções na indústria dos componentes.



C.A.R.E. é o acrónimo para Connected Autonomous Reliable Electrified, ou seja, Conectado, Autónomo, Fiável e Eletricficado. Este sistema não se limita a resolver problemas de súbita diminuição da pressão. Ele ajusta-se às condições de velocidade, de carga e de temperatura.

Como funciona o Conti C.A.R.E.


O Conti C.A.R.E. possui bombas centrífugas que regulam ativamente a pressão do pneu. O movimento circular das rodas atua sobre a bomba de ar gerando uma força centrífuga e, por conseguinte, o ar comprimido necessário à pressão ótima.

Se o pneu tiver ar a mais, o sistema consegue recolhê-lo para um pequeno depósito que tem integrado, de maneira a que possa ser reutilizado quando necessário.




O futuro: sustentabilidade e condução autónoma


Esta inovação é uma ótima notícia eme termos de sustentabilidade. Se a pressão se mantém sempre correta, os consumos serão otimizados, reduzindo o desgaste do pneu e as emissões de dióxido de carbono.

A roda e o pneu são um único sistema tecnológico, no qual existem sensores que avaliam em permanência uma série de fatores como, claro está, a pressão, mas também outros como temperatura, danos no pneu, profundidade do piso, etc.

O conjunto de sensores a que a Continental chamou ContiSense comunica os dados ao computador de bordo e ainda a um app. Trata-se da app ContiConnect Live, que, de acordo com a marca, ao permitir avaliar as condições em que se encontra o pneu, pode ajudar a reduzir gastos, aspeto particularmente relevante para a gestão de frotas automóvel. Mais ainda no futuro, com a expectativa de frotas de táxi com condução autónoma.



Por enquanto, a Continental ainda não se comprometeu com quaisquer datas para a produção em série. É esperar pacientemente.

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